Participação e reconhecimento do SAMU/DF em congressos nacionais e internacionais.

  O SAMU/DF tem muito que comemorar este ano de 2016. Servidores e pesquisadores do serviço tem assumido o compromisso de levar o conhecimento científico com seriedade a fim de promover o crescimento e melhorias na atenção pré e intra-hospitalar dispensada à sociedade brasiliense. Como resultado, temos um alto número de trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais cuja participação destes desbravadores tem despertado atenção.
  Em setembro, 05 enfermeiros e um médico do NEP (núcleo de educação e pesquisa) apresentaram experiências de capacitação e treinamento do SAMU/DF no V CBMEDE (Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência) que aconteceu entre os dias 20/9 e 23/09 em Porto Alegre – RS.

  Foram trabalhos que chamaram a atenção, pois se trataram de projetos implementados tanto para servidores como para a comunidade, a exemplo do SAMU Virtual (educação permanente) e educação em saúde através de projetos de extensão (parceria UnB) e Samuzinho (primeiros socorros e redução dos trotes). O congresso foi promovido pela sociedade médica científica ABRAMEDE, em comemoração ao reconhecimento da medicina de emergência como especialidade no Brasil.
  Neste mês de novembro, o reconhecimento do fruto de tantos trabalhos realizados pelo Centro de Trauma/HBDF e SAMU veio no XXIX PANAMERICAN CONGRESS OF TRAUMA, CRITICAL CARE AND EMERGENCY SURGERY, que ocorreu na cidade de Maceió – AL, entre os dias 07/11 e 10/11. O evento foi coordenado pela SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integralizado ao Trauma) e contou com palestrantes e participantes de várias partes das Américas. Levamos 13 trabalhos do Centro de Trauma e outro relacionado ao levantamento do perfil epidemiológico dos atendimentos de trauma realizados pelo SAMU/DF. A receita de tanta produtividade é mérito do trabalho de uma grande equipe de enfermeiros do Trauma/HBDF e do grupo de enfermeiros e médicos ligados à frente de pesquisa e extensão do NEP. Na ocasião, recebemos o prêmio de terceiro lugar com o trabalho realizado pela MSC. Enfa Sandra Monteiro e sua equipe, com a criação de um software para o Registro de Trauma, preconizado mundialmente como elemento fundamental dos Programas de Qualidade no Atendimento ao Traumatizado (do inglês, Quality improvement Trauma).
  Segundo o enf. Tiago Vaz, coordenador da frente de pesquisa do NEP, "a pesquisa é um braço importante para a melhoria do serviço. Quando um servidor leva um trabalho a um congresso nacional ou internacional não apenas ele, mas o serviço também ganha em reconhecimento e satisfação de que o trabalho está embasado nas melhores evidências científicas. Esperamos que essa “curiosidade” inerente do pesquisador seja motivo de orgulho de todos os samuzeiros e possa despertar o desejo de fazer o serviço crescer para melhor atender nossa comunidade".


Conheça a seguir os trabalhos certificados e a pesquisa premiada (link em PDF abaixo)

Arquivo em PDF

PANAMERICAN CONGRESS - Relação final de trabalhos aprovados.
Reconhecimento em Congresso Panamericano de Trauma - Portal da Saúde.




Dúvidas, sugestões ou reclamações?

Tem alguma sugestão, dúvida ou reclamação? Entre em contato para que possamos aprimorar ainda mais nosso atendimento. Assessoria de Comunicação Social do SAMU 192 DF (61) 3213-5268 / 5205


Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal
SIA Trecho 03 Lotes 2090/2100
Brasília-DF CEP: 71.200-033