Notícias

Publicações diversas sobre a atuação do SAMU 192 DF

PCR Revertida

  A primeira segunda feria de fevereiro de 2017, ficou marcada para as equipes envolvidas no atendimento de um senhor em parada cardiorrespiratória na DF 140, depois de muita dedicação e profissionalismo, os defensores da vida conseguiram reverter a PCR e ainda ter uma surpresa edificante na unidade de saúde para onde o paciente foi encaminhado.

Segue o relato emocionante do enfermeiro Deiver Arruda, do NAPH 06:

“Paciente do sexo masculino, 62 anos, operário da construção civil, sofreu mal estar súbito evoluindo para parada cardiorrespiratória no local de trabalho localizado na DF 140. Seus colegas de trabalho acionaram o SAMU 192 DF, sendo deslocado para essa ocorrência as equipes de Suporte Básico de Vida de São Sebastião e a Unidade de Suporte Avançado do Plano Piloto.
  A Primeira equipe no local (USB São Sebastião) reconheceu a PCR é iniciou as manobras de suporte básico de vida; 5 minutos após a chagada da primeira equipe, a USA PLANO PILOTO chegou no local e iniciou o suporte avançado de vida; Após algum tempo de manobras, por duas vezes o coração do paciente voltou a apresentar ritmo cardíaco satisfatório, porém, esse ritmo não se sustentava e o paciente voltava a parar.
  Ao longo desse tempo as equipes foram trabalhando conjuntamente, onde todas as medicações, recursos e protocolos foram sendo utilizados afim de reestabelecer a vida do paciente; E após UMA HORA e 15 MINUTOS de reanimação, finalmente o coração do paciente manteve ritmo e condições mínimas satisfatórias para o transporte.
  Com a maior brevidade e agilidade possível, o paciente foi então transportado à unidade de saúde, mantendo o ritmo cardíaco satisfatório. Prontamente o mesmo começou a receber os cuidados intra-hospitalar, onde a equipe da unidade então assumiu a continuidade da terapêutica do mesmo.
  Ao final desse momento, ainda na sala de emergência, quando as duas equipes do SAMU-DF já estavam finalizando esse atendimento e saindo da sala para continuar o plantão, veio então a grande surpresa: O paciente acordou, mexeu os braços e olhou para as equipes!!! (mesmo após mais de uma hora de reanimação). Nós que somos dá área de saúde, sabemos a grandiosidade do que isso significa! Enfim, reverter uma PCR é dificílimo, após mais de uma hora é quase impossível, porém ver o paciente olhar pra você depois de tudo isso... É O QUE NOS MOVE TODOS OS DIAS, MESMO DIANTE DAS DIFICULDADES! obrigado senhor A.M.F pela oportunidade de aprender um pouco mais!!!
  Já revertemos várias e várias PCRs em nossas carreiras, mas sem dúvidas a do senhor (deste atendimento) nos recordaremos por muito”
  - Enfermeiro Deiver Arruda.

Clique na foto para ampliar.


USA PLANO - Condutor: WELINSON NUNES, Enfermeiro: Deiver Arruda, Médico: Rafael Quaresma.
USB SÃO SEBASTIÃO: Condutor: Carlos Vicente, Tec. Enf.: Sergio Antunes, Tec. Enf.: Lysandra De Queiroz
EQUIPE REGULAÇÃO: Médicos: Walter Schroff e Gabriel Lima, Radio Operadores: Fabiana Martins, Lafaiete Viegas, Renata Lima. Tarm: Arthur Fonseca.

SAMU 192 DF - Seja um Defensor da Vida.


E você, sabe o que fazer caso encontre alguém inconsciente e principalmente, como realizar os primeiros socorros nestes casos? Entre em nosso canal e aprenda!
Canal do SAMU 192 DF no Youtube.


Voltar


Dúvidas, sugestões ou reclamações?

Tem alguma sugestão, dúvida ou reclamação? Entre em contato para que possamos aprimorar ainda mais nosso atendimento. Assessoria de Comunicação Social do SAMU 192 DF (61) 3213-5268 / 5205


Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal
SIA Trecho 03 Lotes 2090/2100
Brasília-DF CEP: 71.200-033