Notícias

Publicações diversas sobre a atuação do SAMU 192 DF

Equipes do SAMU estrelam vídeos sobre primeiros socorros no DF

Médicos e enfermeiros do SAMU no Distrito Federal assumiram a função de atores e atrizes para ensinar a população sobre primeiros socorros e atendimentos de emergência. As aulas são gravadas e divulgadas pela internet. Nos primeiros dois vídeos, os profissionais ensinam a fazer a ressuscitação cardiopulmonar e a lidar com sangramentos.

Um miniestúdio foi montado em uma das salas do SAMU, com fundo branco, luzes de gravação e câmera que captura imagens de alta definição. A intenção do órgão é gravar dicas de médicos e enfermeiros da Secretaria de Saúde para que a população saiba como agir em caso de imprevistos.

"A gente montou esse estúdio com essas câmeras digitais, filmamos em HD. Compramos luzes apropriadas, também, para poder fazer esses vídeos. Todo o material vai para o computador, a gente edita e já coloca na internet", diz o diretor de fotografia, Jonathan Oliveira Lima. Os vídeos são estrelados pelos instrutores do Núcleo de Educação e Pesquisa do SAMU, voltado para as campanha educativas. O trabalho começou em março e o material será disponibilizado na íntegra pela internet, sem custos.

Projeto:
A intenção da equipe é gravar pelo menos 50 vídeos com instruções variadas de primeiros socorros. Os primeiros dois já foram lançados, e outros dois estavam em fase final de edição

Entre os próximos temas previstos estão os cuidados com afogamentos, queimaduras e com bebês que engasgam. Os vídeos também vão mostrar casos em que o cidadão comum não deve interferir – acidentes de trânsito e choques, por exemplo. A enfermeira Mônica Beatriz Libardi estrelou um dos primeiros vídeos, sobre a ressuscitação cardiopulmonar. Ela diz que a experiência foi positiva.
"É diferente, mas é tão importante, tão importante que vale a pena. Se eles aprenderem e começarem a agir antes de o serviço de emergência chegar, nossa, há uma chance de sobrevida maior. Isso não tem preço", afirma.

Link da Matéria do G1

Voltar

Dúvidas, sugestões ou reclamações?

Tem alguma sugestão, dúvida ou reclamação? Entre em contato para que possamos aprimorar ainda mais nosso atendimento. Assessoria de Comunicação do SAMU 192 DF (61) 3213-5268 / 5205


Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal
SIA Trecho 03 Lotes 2090/2100
Brasília-DF CEP: 71.200-033